Crowdfunding: 7 dicas imbatíveis para criar uma campanha de sucesso

Todos nós já tivemos ou temos aquela ideia brilhante que vale milhões, mas muitas dessas ideias acabam por indo para a gaveta por causa do mesmo mal: a falta de financiamento.

É neste momento que os empreendedores engajados são obrigados a procurar alternativas de forma a superar este problema.

No entanto, graças ao crescimento da internet, já existem imensas maneiras de tornara afazer a sua ideia uma realidade e um desses métodos é o Crowdfunding.

O Crowdfunding ou “financiamento colectivo” é uma forma de arrecadação de capital onde qualquer pessoa pode contribuir colaborar com um valor para ajudar a tornar realididade uma ideia.que poder para que um sonho ou projeto seja realizado.

O Crowdfunding é um método eficiente e viável que permite você lançar um produto ou serviço de uma maneira mais barata ou de fazer uma pesquisa de mercado para entender se o produto vai ou não ter aceitação.

Mas nem com isso estamos longe de falhar, campanhas de cowdfunding bem sucedidas costumam levar vários dias de pesquisa e planeamento planejamento.

o criador da campanha de crowdfunding precisa estar ciente que não basta criar a campanha e torcer para que as pessoas resolvam ver a campanha e contribuir com a sua acção.

É necessário que o criador dedique algum tempo para planear e promover um tempo do seu dia montando um planejamento e divulgar a sua campanha.

Pensando nisso, aqui estão as melhores dicas para criar uma campanha de sucessp:

Construa uma rede de contactos antes de iniciar a campanha crowdfunding

crowdfunding sucesso

A palavra “crowdfunding” refere-se à multidão, razão pela qual a maioria do dinheiro arrecadado vem de pessoas que conhecem você diretamente. Eles estão interessados no que você está fazendo e querem ajudar você.

Para maximizar o sucesso do seu projecto, você precisa compartilhá-lo com a sua rede de contactos e com o mundoas suas conexões pessoais, isto é, amigos, familiares, colegas de trabalho, especialmente logo desde o no início. Você precisa dessas doações antecipadas para incentivar outras pessoas de fora da sua rede a financiar o projecto.

Compartilhe a sua história com o mundo

Conte aos seus potenciais financiadores como a sua ideia pode beneficiá-los. Compartilhe quem é você, o que você está a planearplanejando fazer, de onde veio a ideia do projecto, qual o impacto que o projecto irá ter, qual  o é o estado do seu orçamento e o quão apaixonado você é pelo projecto.

Isso mostra que você realmente pensou na ideia, o que ajuda a comprovar a legitimidade e a credibilidade do seu projecto.

Crie um vídeo convincente da sua campanha, pois é através dele que as pessoas vão entender o que vai ser viabilizado e, talvez, ouvir falar pela primeira vez sobre Financiamento Colectivo.

Faça um vídeo curto (de 1 a 2 3 minutos máximo). Explique o que é o seu projecto, qual o impacto que ele terá e para quê você precisa do financiamento (onde irá ser gasto o dinheiro) e o que vai ser financiado. Apresente quem está por trás do projecto, diga qual é a sua meta e conecte-se emocionalmente com uma história pessoal, de tal forma que um potencial financiadorinvestidor possa se relacionar. As pessoas precisam saber qaul é o problema que você está a resolverresolvendo, que será atraente para os consumidores.

Ofereça excelentes recompensas

As recompensas influenciam directamente na decisão de quanto à pessoa vai investir no seu projecto, é preciso ter muita atenção e cuidado na elaboração de recompensas.

As recompensas oferecidas aos seus investidores também devem ser encorajadoras.

Existem três níveis de recompensas:

  • Simbólico: um agradecimento criativo ou uma homenagem (por vídeo, foto, email, carta/postalcartinha) – para valores mais acessíveis;
  • Produto: uma cóopia do produto daque você está financiando na campanha;
  • Experiência: um jantar, workshop, passeio, algo mais intimista e com maior nível de engajamento.

Tenha um orçamento bem definido

Ter um orçamento definido para a sua campanha mostra que você é eficaz e confiável, o quão sério você é sobre a implementação de sua ideia.

O orçamento não deve ser muito detalhado, mas também não deve ser muito superficial. O que estamos a tentar tentando dizer é que o seu orçamento deve ser capaz de informar ao potencial investidor sobre o capital do projecto numa fase inicial ou para a sua execução.

É também aconselhável avaliar todos os custos, tais como: custos de produção, custos de execução, taxas extras, e etc.

Assim, ter um orçamento adequado é uma ferramenta essencial para que uma campanha de crowdfunding seja bem-sucedida.

Estabeleça uma presença digital

Depois que a campanha for lançada no ar, invista diariamente na divulgação, abordando a sua rede de diferentes formas e com diferentes conteúdos, como publicações num blog, o Facebook, fotos no Instagram, emails, mensagem no whatsapp, etc.

Construa uma presença online com as redes sociais, conecte-se e responda as sugestões e dúvidas, persuada potenciais investidores.

Aproveite todos os canais de relacionamento e comunicação e marketing disponíveis para você.

Actualize os seus financiadores à medida que o seu projecto avança

Não importa se são más ou boas notíicias, você precisa manter os seus investidores actualizados acerca do projecto.

Se você não compartilhar actualizações regulares com eles, eles poderão perder o interesse e oportunidade de atrair mais investidores.

As plataformas de Crowdfunding geralmente possuem ferramentas integradas que permitem atualizar e comunicar com os seus investidores.

Seja honesto e regular com suas actualizações. Se as coisas não estão a correr indo exactamente como você esperava, seja transparente. Os apoiantes querem saber que você pode realmente entregar seu projecto e as recompensas que você prometeu.

Ouça as sugestões dos investidores

crowdfunding sucesso seguidores

Uma das vantagens do Crowdfunding é que você pode fazer alterações e/ou aprimorar o seu produto mesmo antes de ser lançado, graças aos comentários e sugestões dos seus investidores.

Ouça e esteja atento aos feedbacks dos investidores, afinal esta é a essência do Crowdfunding, de testar o produto não mercado.

 

Não é segredo que as campanhas de crowdfunding podem ser muito trabalhosas. Mas com um planeamento planejamento excelente, você pode atender e até mesmo ultrapassar o dinheiro pretendido.

Gostou do artigo? Curte a nossa página no Facebook para não perder mais novidades.

Tags: , , ,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: