Crowdfunding: uma nova forma de financiar as suas ideias

Imagine que você tem uma grande ideia de negócio mas a ideia morre mesmo antes de sair do papel por falta de investimento e a situação se complica ainda mais em tempo de recessão e crise econômica, triste ne?

E é neste momento de incerteza que surge uma alternativa criativa e muito promissora para conseguir investimentos: o Crowdfunding.

Afinal, o que é Crowdfunding?

Crowdfunding, que significa em português “financiamento coletivo”,  é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir com pequenas quantias de dinheiro no seu negócio ou projeto, às vezes em troca de algum tipo de retorno ou às vezes apenas pelo prazer de ajudar a ideia a ganhar vida.

O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de fim, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial, etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto.

Como funciona o Crowdfunding?

Isto é muito simples: primeiro o empreendedor cria a sua campanha online, na maioria das vezes em uma plataforma, onde apresenta a sua ideia ao público dizendo quanto é que precisa arrecadar e qual é a data limite para alcançar este feito e como as pessoas podem ajudar e o que elas podem ganhar em troca por aquele financiamento.

De seguida as pessoas acessam a campanha na plataforma e ficam a conhecer acerca do projeto através de explicações em vídeo ou texto e decidem então se contribuem ou não no projeto.

Outra coisa interessante no Crowdfunding é que se não for atingido à verba pretendida ou determinada para o projecto, os fundos serão devolvidos aos investidores.

Os benefícios do Crowdfunding

Agora que você já sabe o que Crowdfunding, conheça quais são os seus principais benefícios:

  • Pode ser uma maneira rápida de aumentar o financiamento sem taxas iniciais
  • Ajuda você a avaliar de maneira eficiente e de feedbacks de pessoas sobre o seu mercado em termos de interesse do consumidor e demanda de produtos.
  • Seu produto ou serviço não precisa ser uma grande marca reconhecível para ter sucesso. Nas plataformas crowdfunding, as pessoas estão mais interessadas no potencial do seu projeto ou da ideia.
  • O Crowdfunding quebra todas as barreiras geográficas.  Através das plataformas, você não precisa ver ou se encontrar com os investidores para que eles possam apoiar-te e não só como o seu projeto pode ser visto por milhares de investidores na internet.
  • Dá-te acesso direto a potenciais clientes que enviam feedbacks inestimáveis sobre como o produto ou serviço pode ser melhorado, ajudando a reduzir os custos, pois os produtos podem ser melhorados antes de serem lançados.
  • O Crowdfunding permite você vender seus produtos ou serviços de forma prévia e usar a receita para desenvolver o seu produto.
  • A maior coisa sobre Crowdfunding é que os investidores se tornam os únicos comerciantes do projeto porque acreditam nisso e realmente querem que você tenha sucesso.
  • Durante a campanha, chega-se a aprender muito com os conselhos úteis dos investidores que podem cultivar um relacionamento com os Proprietários do projeto, de modo a oferecer conselhos profissionais mesmo após a campanha terminar.
  • O proprietário do projeto controla tudo durante e após a campanha; Custo de mercadorias, entrega, recompensas de patrocinadores, técnicas de marketing, interações com clientes etc.

Certamente que ainda há muito mais benefícios do que listámos acima. No entanto, estes devem ser capazes de convencê-lo a começar a utilizar o Crowdfunding.

Gostou do artigo? Então aproveite também para ler os 6 benefícios do Crowdfunding e descubra como o Crowdfunding pode ajudar alavancar o seu projeto.

 

Fontes: Marketing de Conteúdo, Administração, Crowdfund

Tags: , , ,

Uma Resposta

  1. Stianette disse:

    Adorei……

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: