Perguntas frequentes

O que é Crowdfunding?

Crowdfunding, que significa em português “financiamento coletivo”, é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir com pequenas quantias de dinheiro no seu negócio ou projeto, às vezes em troca de algum tipo de retorno ou às vezes apenas pelo prazer de ajudar a ideia a ganhar vida.

O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de fim, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial, etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto.

O que é a Deya?

A Deya é uma plataforma de crowdfunding que permite de forma simples e transparente a artistas, designers, inventores e empreendedores angariarem fundos para os seus projectos e ideias através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses.

Como funciona?

O autor cria um projecto na Deya, estipulando o mínimo de dinheiro que precisa arrecadar para realizá-lo, define um prazo, cria uma apresentação em vídeo ou texto sobre a campanha, define as suas recompensas e busca apoiadores, ou seja, pessoas dispostas a financiar o seu projeto.

Se a quantia arrecadada for de 100% no prazo estipulado, o dinheiro acumulado vai para o autor e as recompensas serão entregues para quem apoiou o projeto. Caso a meta não seja atingida, todas as contribuições são devolvidas aos colaboradores.

Nota: a Deya não é responsável pelo financiamento, divulgação, execução, nem pela entrega de recompensas dos projetos inscritos. Antes de qualquer usuário realizar um apoio ou publicar uma campanha é fundamental que esteja ciente do nosso protocolo de Termos de Uso.

Quais são os modelos de financiamento coletivo no site?

A nossa plataforma utiliza a modalidade “tudo ou nada” por ser mais transparente e trás segurança adicional aos apoiadores.

Quer dizer que o projeto só recebe o dinheiro arrecadado e entrega os reconhecimentos oferecidos caso atinja ou supere sua meta financeira de arrecadação dentro do prazo estabelecido. Caso isto não aconteça, o dinheiro é devolvido aos doadores.

Quais tipos de campanhas podem ser feitas?

Acreditamos na diversidade, e acreditamos na pluralidade de interesses. Também temos certeza que nessa Angola enorme, existem mais ideias e sonhos do que poderíamos jamais imaginar.

O que são recompensas?

É um incentivo que você pode oferecer em troca de doações para a sua campanha, normalmente é um produto ou serviço relacionado com o projecto..

Por exemplo, se o projecto for a edição de um álbum, as recompensas poderão ser o próprio produto final (o CD), eventualmente autografado ou com acesso a conteúdos extra. Neste caso, o apoio configura-se como uma pré-compra.

As recompensas não podem ter caráter monetário, como retorno financeiro ou porcentagem nas ações da empresa. Quanto mais criativas, generosas e aliciantes as recompensas, maior a probabilidade de sucesso na angariação de apoios.

A Deya retém os direitos autorais dos projetos publicados?

Não, ao realizar um projeto via financiamento coletivo (crowdfunding), você retém TODOS os direitos sobre a ideia. Os únicos direitos que a Deya precisa ter são: de reprodução, divulgação e publicação de todo o conteúdo exposto no site, mas não o resultado do seu projeto.

Quanto custa usar a Deya?

Não custa nada cadastrar um projeto no Deya. A taxa só será cobrada caso o projeto seja financiado (ou seja, se houver a transferência do dinheiro). Nesse caso, cobramos 5% do valor total arrecadado.

Caso a campanha não tenha sucesso ou não angarie apoios incondicionais, não tem qualquer custo e o dinheiro angariado é devolvido aos apoiantes.

O que acontece depois que o prazo do projeto termina?

Quando o prazo de angariação terminar, os valores arrecadados serão repassados para o criador da campanha, que deverá contactar todos os contribuidores, para acertar o envio das recompensas, se for o caso.

No caso de uma campanha “Tudo ou nada” que não atingir a sua meta de arrecadação estabelecida, todas as colaborações financeiras serão reembolsadas aos contribuidores.

Pessoas de outros países podem apoiar os projetos?

Sim! É possível apoiar os projetos através de um cartão de crédito internacional ou gateways de pagamento.

 

Promotor / Autor

Como criar uma campanha?

Veja o nosso guia para criar uma boa campanha.

Quem pode enviar projetos para a Deya?

Qualquer indivíduo de idade igual ou acima de 18 anos pode enviar projectos, bem como qualquer entidade legível.

No caso de você ser menor de idade e querer participar, um de seus pais ou guardiões legais podem fazer o projeto por você, sendo ele/ela o responsável por captar o seu dinheiro e levantá-lo.

Todos os projetos enviados serão publicados no site?

Não, para que seu projeto possa ser publicado, você precisa passar pelo processo de aprovação. Se o projeto não atender às nossas diretrizes ou não forem realizadas alterações para se adequar, podemos rejeitá-lo.

Os projetos serão publicados se:

  • Tiver início e fim bem definidos dentro das categorias que oferecemos no site. Desta forma os apoiadores saberão no que eles estão investindo.
  • Não forem do tipo “Financie a minha vida” ou Caridade. Aceitamos projetos sociais que tenham objetivos e resultados bem definidos o que não inclui: obter recursos financeiros para a criação de uma ONG, para atender necessidades específicas de uma pessoa como um problema de saúde, por exemplo. Entendemos que existem muitas causas importantes, mas a Deya é um site que promove os talentos pessoais e apoia ideias com impactos sociais para mudar o mundo.
  • Não forem de moral questionável ou controversa, com causas políticas, religiosas ou sexuais. Nós avaliamos cada projeto individualmente, considerando sua missão, visão e objetivos.
  • Não tiverem recompensas que prometem empréstimo, participação acionária ou divisão de receita.
  • Atenderem aos termos e condições definidos pela plataforma. A Deya se reserva no direito de editar os projetos, caso eles não se adequem as condições do site dentro do tempo estabelecido.

 

Preciso definir o tempo limite para angariar o financiamento?

Sim, pode escolher entre 1 a 100 dias para financiar o projecto.

Este prazo depende muito do projecto concreto (muitas vezes o promotor tem já uma data limite) e a equipa da Deya ajudará o promotor a definir o mesmo.

Posso editar a campanha depois de ter criado?

Sim, pode fazer alterações na sua campanha enquanto estiver como Rascunho, mas após ter sido publicado não poderá alterar prazos, montantes ou recompensas.

Mas poderá (e deverá) acrescentar novas informações, editando a descrição e/ou publicando actualizações frequentes na secção de comentários. Deverá ainda interagir e agradecer com os seus apoiantes, que o ajudarão com a divulgação se incentivados a isso.

Posso ter mais do que uma campanha?

Sim, mas você precisará preencher um formulário para cada projeto. Não há limite quanto à quantidade de projetos a apresentar, contanto que eles atendam às nossas diretrizes.

No entanto, nós não aconselhamos a publicação de projetos simultâneos. Isso divide seus esforços, foco de comunicação e o apoio de seus incentivadores. Calma! Não há pressa; podemos esperar pelos seus outros projetos. Realize um projeto por vez!

Quais são as etapas que o meu projeto passará no site?

Rascunho: O promotor pode editar e completar a informação básica ao seu ritmo. Assim que desejar, pode publicar o projecto ao site.

Submetido: A equipe da Deya analisa a candidatura e entram em contacto para possíveis esclarecimentos. A candidatura poderá ser aceite, recusada ou voltar para rascunho. Este processo pode demorar entre um par de dias a poucas semanas, dependendo da disponibilidade das equipas, maturidade do projecto, etc.

Ativo: Seu projeto já está em campanha. Pode ser no status privado ou público.

Sucesso: Seu projeto alcançou 100% da meta que precisava.

Fechado (Tudo ou nada): Seu projeto não alcançou 100% da meta e os incentivos foram devolvidos aos apoiadores do projeto.

O que acontece se não conseguir angariar a quantia total da minha campanha?

A Deya segue o modelo “tudo ou nada”. Caso o montante angariado dentro do prazo estabelecido não alcance a meta proposta, os fundos angariados serão integralmente devolvido aos apoiantes. Não existe qualquer custo para ninguém, além do tempo já despendido e esforço eventualmente dedicado pelo promotor.

Como verifico o progresso do financiamento da minha campanha?

Após fazer login na plataforma, clica em Minha Conta de seguida clicar em Perfil do Criador e selecionar a campanha que deseja e poderá observar no canto direito da tela o progresso da campanha.

Quando e como é que recebo o meu dinheiro?

Se no final do prazo de angariação tiver reunido a quantia inicialmente definida (ou mais), a mesma será transferida para a sua conta bancária pela Deya  entre 2 e 4 semanas após o encerramento da sua campanha.

Caso as contribuições foram feitas via paypal, os valores serão enviados 14 dias após o término da campanha, tempo para processar todas as contribuições, e mais 14 dias para fazermos o processo interno da transferência. Quando o valor é enviado, já são descontadas as taxas da plataforma. Planeje a sua campanha e recompensas levando esse tempo de processamento administrativo em consideração.

Lembramos sempre que a sua conta PayPal (opcional – para contribuições internacionais) deverão estar verificada, para estar apta a receber os fundos arrecadados.

Se conseguir angariar a quantia antes do tempo limite acabar, o que acontece?

Muito melhor! A angariação de fundos continua até ao final do período escolhido, podendo angariar mais do que 100% da quantia pedida inicialmente.

Posso contactar directamente os meus apoiantes?

Sim, o promotor pode consultar os contactos dos seus apoiantes. Recomendamos que os utilizem para agradecer desde logo as contribuições, para dar conhecimento dos desenvolvimentos do projecto e para acordar a entrega das recompensas.

Poderão também utilizar o separador “Comentários” para realizar anúncios acerca da campanha, que serão enviados por e-mail aos apoiantes. Foi publicada uma notícia na imprensa acerca da campanha? Há desenvolvimentos do projecto? Estão na reta final e precisam da divulgação dos apoiantes? Esta é a ferramenta certa.

Por outro lado, recomendamos que respeitem a privacidade dos apoiantes e utilizem os emails com responsabilidade: ninguém gosta de ser incomodado e receber spam continuamente.

Posso partilhar a minha campanha nas redes sociais?

Pode e deve! Grande parte do sucesso no financiamento de uma campanha depende da divulgação que o próprio promotor consegue fazer através destas ferramentas.

Cada página de campanha tem essa opção para partilhar facilmente por email, facebook, linkedin e twitter.

Ainda assim, o promotor deverá complementar essa divulgação com outros canais, tanto online como offline.

Quanto tempo demora para receber os fundos, caso a minha campanha se financie?

No final do prazo da campanha, e caso o mesmo alcance ou ultrapasse a meta inicial, a nossa equipa entrará em contacto para pedir os dados bancários.

Assim que tenhamos a informação bancária, daremos a ordem de transferência. Poderá demorar até 30 dias úteis para que o montante fique disponível, dependendo dos bancos.

Como é que a Deya divulga a minha campanha?

A Deya divulga os projetos publicados no site, nas suas redes sociais e no blog, de forma a impulsionar a campanha dos autores. Observamos que a divulgação que mais impulsiona a campanha de um projeto é aquela feita pelo próprio autor do projeto em sua rede de contatos. São os familiares, amigos e fãs que mais fazem a campanha movimentar e o projeto de fato acontecer! Não espere por ninguém… divulgue seu projeto todos os dias!

Investidor / Apoiador

Por que investir numa campanha?

Há muitas razões pelas quais os apoiadores investem em campanhas: efectuar uma pré-compra para receber uma recompensa exclusiva ou a custo vantajoso, apoiar uma comunidade, empresa ou sector em que acredita colaborar e fazer parte de um projecto, ou simplesmente para ajudar um amigo a arrancar com a sua iniciativa.

Contribuir com um projeto é muito mais do que doar dinheiro para alguém, é acreditar em um sonho e torná-lo possível.

Como posso incentivar um projeto?

Para apoiar um projeto, clique botão “Quero apoiar” na página de qualquer projeto. Então, selecione a recompensa que mais lhe interessa. Uma vez que você tenha feito sua seleção, o site te redirecionará para a página de pagamento para finalizar o processo.

O que recebo enquanto Apoiador?

É de total responsabilidade do autor do projecto entrar em contato com o apoiador para dizer como serão feitas as entregas das suas recompensas.

É importante que o autor se comunique para deixar você a par de qualquer novidade e você também tem o direito de questiona-lo caso entenda que a comunicação dele não está sendo coerente ou quando a estimativa de entrega que ele comunicou não foi cumprida.

Caso precise de alguma ajuda/intervenção nossa, é só entrar em contato com o nosso suporte através do email: [email protected]

Lembrando que a entrega das recompensas é de total responsabilidade dos realizadores do projeto, conforme mencionado nos Termos de Uso.

O que acontece se o projeto não bater a sua meta?

Caso uma campanha não consiga angariar a totalidade do montante solicitado dentro do prazo especificado, os fundos são devolvidos aos apoiantes em um prazo estimado de 15 dias úteis.

Quais são as formas de pagamento disponíveis?
As formas de pagamento disponíveis na plataforma são:

  • Transferência Bancária
  • Cartão de Credito
  • Paypal
  • Stripe

Em caso de insucesso da campanha, a comissão de pagamento é devolvida?

Não, a comissão é cobrada pelos parceiros que gerem o multibanco e a PayPal, independentemente do sucesso dos projectos. Como tal, não poderá ser devolvida.

A Deya apenas devolve o montante líquido ao apoiante.

Porque tenho que pagar uma comissão?

Caso opte por pagamento multibanco ou PayPal, existe um custo a pagar às entidades que gerem os respectivos serviços.

Como a Deya apenas cobra aos promotores em caso de sucesso, é impossível absorver estes custos para todos os pagamentos, daí serem passados para cada um dos apoiantes.

Serei notificado se o Projeto que eu incentivei alcançar a sua meta?

Sim, nós enviaremos um email assim que projeto for finalizado. Caso seja bem sucedido o autor também entrará em contato com você informando o que será feito daí por diante.

Sempre incentivamos os autores a manterem seus apoiadores bem informados sobre como anda a campanha, seja através da página do projeto ou através de um email.

Como posso contactar o autor do projeto?
A forma mais simples para entrar em contacto com o autor de um projecto é deixando um comentário no projecto em que deseja apoiar.

Posso alterar a minha contribuição?

Não, não é possível alterar a sua contribuição, no entanto, pode reforçar a sua contribuição em um projecto cuja campanha ainda esteja a decorrer.

Basta repetir o processo de apoio e o montante será acumulado com o apoio anterior.

No final da campanha, poderá definir com o autor se deseja duas recompensas pelos dois apoios ou uma correspondente ao valor total das contribuições.

Que informação é partilhada com o autor?

Independentemente do username que decidir colocar, o endereço de e-mail é partilhado com o autor, de maneira a que este possa agradecer o apoio e eventualmente combinar a entrega da recompensa.

 

Comentários estão fechados.

%d blogueiros gostam disto: