Associação's Projectos

Associação

A Associação Angolana de Apoio a Pessoas Autistas e Transtornos Globais de Desenvolvimento conhecido como APEGADA é uma organização a partidária, filantrópica e solidariedade social com sede na Avenida Fidel de Castro (Via Expressa), Benfica - Luanda, fundada pelos pais e amigos em Fevereiro de 2013 e Publicada no diário da Republica nº I Série de 8 de Agosto de 2014, registada na fls.32 do livro A do ano de 2017, sob o nº 63/2017 do Ministério da Justiça e Direitos Humanos. Promove actividade e projecto para inclusão e melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens e adulto com deficiência Intelectual, autismo e paralisia cerebral.

Tendo como finalidade principal: Promover que as crianças, Jovens e adultos com autismo e deficiência intelectual, possam crescer cada vez mais integradas e cada vez menos diferentes na sociedade Angolana.

APEGADA, nasceu em 2013, tendo-se recriado permanentemente, ao longo dos anos, mantendo sempre a alegria, a solidariedade, a criatividade, energia, motivação e capacidade de inovação que a caracteriza desde o surgimento da creche e jardim de Infância " Sorriso de infância". Em instalações físicas recentes, criadas e pensadas de raiz, defende um relacionamento aberto e dialogante com os pais, uma relação aberta e de parceria com a comunidade em que se insere e um olhar atento e individualizado sobre cada criança. Tem desenvolvido vários projetos entre os quais:

1. FIPE- Projecto de Formação Integrado para pais e cuidadores de criança autistas e outras necessidades especiais. Objectivo do Projecto: Contribuir para o aumento das competências dos pais, cuidadores e profissionais de crianças autistas e outras com necessidades especiais. Resultados em 2017 : 205 pais, cuidadores e profissionais foram formados.
2. Felicidade na liberdade: projecto de actividade de lazer e passeio com crianças com necessidades especiais e seus irmãos. Objectivo. Fomentar prática de passeio e visita em sítios pública para diminuir a estigma e descriminação. Resultados: 524 crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias beneficiárias do projecto.
3. Projecto Divulgação do Autismo. Com objectivo de divulgar a incidência do autismo no país e combater a discriminação e preconceito foram realizada várias palestras na universidade pública privada, escola do ensino de base, Igrejas, debates televisivo e radiofónico bem como da imprensa escrita que levou, a sociedade olhar para as pessoas no espectro do autismo com respeito e consideração.

4. Projecto Centro de Recurso para Inclusão Escolar,localizado no distrito do Benfica numa instalação cedida pelo actual governo dá resposta a crianças adolescentes com autismo e outras deficiência intelectual, fornece actualmente serviços de psicologia, recreação, arte e pintura e jogos diversos. As outras valência como Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Fisioterapia (Aguardam por apoio financeiro para contratação de profissional)

4.1 Centro de Actividade Ocupacional,destina-se a pessoas com deficiência intelectual e autismo com idade igual ou superior a 15 anos,cujas capacidades não permitam temporária ou permanentemente o exercício de uma atividade produtiva, ou situação não se enquadre no âmbito do regime de emprego protegido nos termos da legislação e careçam de apoios específicos, de harmonia com as orientações técnicas existentes e funciona em colaboração com as suas famílias/representantes legais.

1 Projectos criados

Ingressou 25/06/2020

Comentários estão fechados.