Sobre o Autor

Associação
Benfica - Luanda Created 1 Project

O conceito de deficiência intelectual, é amplo e bastante variado, sofrendo as influências do meio no qual foi estruturado. O indivíduo afectado por deficiência intelectual é incapaz de competir em condições de igualdade com os companheiros normais dentro do seu grupo social. O indivíduo não demonstra o desempenho esperado de acordo com a sua idade, sexo e agrupamento social, e em decorrência, apresenta um handicap negativo que o leva a sofrer socialmente condutas de exclusão por parte do seu ambiente social.

Existem vários tipos de deficiência intelectual que afectam a vida dos indivíduos tais como: Síndrome de Dawn; Espectro do Autismo; Atraso Mental; Esquizofrenia; Paralisia Cerebral e/ou problemas associados, entre outros.

Conscientes desta realidade e dada a necessidade de se criarem respostas sociais para jovens/adultos a partir dos 13 anos, com necessidades especiais, a nossa Instituição implementou um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) de apoio a pessoas com deficiência mais grave e, consequentemente, mais forte dependência e excluído desta infância das escolas.

 

Perguntas frequentes

A APEGADA possui  um Centro de Atividades Ocupacional e Aprendizagem para adolescentes,jovens e adultos com necessidades educativas especiais (NEE’s), que pretende aumentar valencias com a criacao de uma sala de informatica e encadernação, Estação de Serviços para viaturas e tapetes, horticultura, amburgareira,geladaria, pastelaria, banda musical, grupo de dança e de Teatro num espaço inclusive.

No espaço que já dispõe,estão escritos 50 beneficiarios (Jovens e adultos)cujo o grau de comprometimento é considerado leve e Apegada pretende pois desenvolver com estes, as actividades de encadernamento, horticultura, estação de serviços, restuaração, banda de musica, grupo de dança e Teatro e pinturas, como sua parte integrante das actividades do CAO e geradora de rendimentos para o centro e dos proprios deficientes e suas famílias.

Com as actividade culturais no centro Apegada sonha criar uma banda musical, grupo de dança,de teatro e artistas plasticos com grau deficiências acima mencionada moderada.

As turmas para aulas de danças, musica, teatro e pintura  será formada naturalmente por voluntários que diariamente se dirigirão ao centro para ensinar e desenvolver com estes deficientes o gosto pela dança,musica e teatro,isso incluirá  e as suas famílias, estimulando o progressivo desenvolvimento de cada uma, com base em atividades planeadas de acordo com as orientações curriculares e as metas de aprendizagem para prática de dança, instrumento de dança, definidas pela equipa técnica do CAO e os professores da dança voluntários.

  • 09/16/2020
    Kz5,000.00
  • 09/16/2020
    Kz5,000.00

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *